blog-limpeza

10 Dicas Para a Limpeza e Manutenção do Seu Aço Inox

Embora o aço inox tenha durabilidade acima de outros materiais utilizados em projetos arquitetônicos e de design de interiores, é importante saber como conservá-lo ainda mais, ou mesmo dar a manutenção adequada, evitando manchas e corrosão em geral. A Ferreira Ulhoa, especialista em artefatos de aço inox, apresenta para você algumas dicas de como conservar ainda mais o brilho do inox da sua casa:

LIMPEZA INICIAL

  • Respingos de massa e Cimento: Limpar com solução de ácido fosfórico, enxaguar com água limpa e secar.
  • Produtos removedores de massa ou ácido clorídrico:  Evite o contato com o Inox. Em caso de acidentes, enxaguar rapidamente com água limpa em abundância.
  • Partículas de limalha de aço: as partículas podem ser ocasionadas por soldagens furações, esmerilhamento, andaimes, etc. Você deve lavar com água, sabão e buchas de naylon imediatamente após o contato.
  • Corrosão localizada: Tratamentos à base de decapagem ácida ou retificação mecânica.

LIMPEZA DE MANUTENÇÃO

  • Marcas de dedos: Para prevenção, aplicar óleo mineral para bebês na superfície. Para limpeza, água e sabão ou detergente suave ou, ainda, produtos de limpeza para inox em spray.
  • Conservação de Inox com acabamento espelho: Produtos de limpeza para vidros (sem cloreto).
  • Manchas d’água: Lavar com água limpa e secar bem com pano macio e seco.
  • Manchas de óleo e graxa: Produtos à base de álcool (álcool isopropílico e acetona). Remover os vestígios com solvente, limpando várias vezes com pano suave e bem limpo. Cuidado para não espalhar as manchas.
  • Tintas e Pichações: Removedores de tintas alcalinos ou à base de solvente. Nunca use raspadores ou facas para não arranhar o Inox.
  • Sujeiras abrangentes, resistentes e de difícil identificação: Usar polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura automotiva.

PRODUTOS QUE NUNCA DEVEM SER UTILIZADOS PARA A LIMPEZA DO SEU AÇO INOX

  • Ácido clorídrico, conhecido popularmente como ácido muriático, nunca deve ser usado na superfície do Inox.
  • Alvejantes são produtos clorados e prejudiciais ao Inox e devem ser evitados.
  • Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o Inox.
  • Buchas abrasivas ou palha de aço além de riscarem a superfície, como dito anteriormente, podem gerar depósitos de aço carbono na superfície, o que poderá causar pontos de corrosão.

 

Leia Mais

imgBlog2

Aço Inox linha 200

Nós que trabalhamos com o aço inoxidável para Corrimão, Guarda Corpo e Mobiliários, temos nos deparado com uma nova linha de aço inoxidável com extrema redução de Níquel em relação a linha 300, mineral este que preserva a estrutura do aço austenítico, sendo ele trocado pela adição de manganês e nitrogênio para que se reduza o custo do material. Estes aços Cromo-manganês, nitrogênio também são austeníticos da série 200 (standard da ASTM) e vêm sendo usados nos Estados Unidos, Ásia e China.

Porém, a redução de Cromo e Níquel da conhecida linha 304 não vem acompanhada de uma orientação para que os usuários possam avaliar suas propriedades. Não existe até o momento normas internacionais e referências para o uso adequado da nova linha 200. Como dar garantia de um produto que nos é vendido sem um respaldo técnico do fabricante? Não teremos nenhum problema em usá-lo porem com a total ciência de nosso cliente e não ludibriando-os com orçamentos satisfatórios e promessas de estarem recebendo a linha 300 e entregando a linha 200.

Até mesmo fornecedores tentam nos entregar o aço da linha 200 enquanto pagamos pelo 300. Em duas ocasiões isto ocorreu em nossa empresa e tivemos que devolve-los. Enviamos uma amostra para análise em um conceituado laboratório onde foi constatada a irregularidade.

Leia Mais